Green Card Imigração

USCIS desorganizado

June 3, 2009

E o rolo com o USCIS continua. Na semana passada, recebi uma carta deles dizendo que eu teria de preencher o Form I-90 solicitando a emissão de um novo cartão para mim e enviar para eles com um cheque de 400 dólares para pagamento do novo processo e do Biometrics que eu teria de refazer. Enviamos tudo. Três dias depois, ao checar o status do meu caso no site do USCIS, descobri que eles haviam enviado o meu cartão do Green Card diretamente para o meu endereço, mas ao menos desta vez o cartão chegou no endereço certo. Detalhe, a carta mencionada acima foi enviada no dia 15 de maio e o cartão no dia 26 de maio (que recebi na última segunda-feira).

Por que diabos enviaram uma carta me dizendo para aplicar o Form I-90 se dias depois iriam enviar meu cartão sem a necessidade de preencher formulário nenhum? Esse USCIS me irrita! Acho que os escritórios não conversam entre si, por isso um deve ter enviado a carta e nesse meio tempo o outro deve ter enviado o cartão. É por isso que quando a gente telefona para lá os funcionários nunca sabem de nada. E como fica agora a história do Form I-90 que enviamos? Não fazemos a menor idéia. Ligamos para o USCIS e um daqueles funcionários robóticos nos disse que uma vez que eu já recebi o cartão do Green Card eu deveria enviar uma carta para eles pedindo o cancelamento do novo processo, do contrário eles irão fazer um segundo cartão para mim. Olhem que doideira! Já os 400 dólares, claro, não serão restituídos.

Fizemos a carta solicitando o cancelamento e incluímos uma cópia da carta que eles enviaram para mim mencionando o Form I-90. Pretendíamos enviar tudo hoje, mas mudamos de idéia porque como eles são super desorganizados, não demora muito e devem enviar outra carta maluca com outro tipo de instrução qualquer. Por isso, decidimos esperar até a semana que vem para ver o que acontece. Com o USCIS nunca se sabe. Minha situação agora é surreal. Eu tenho o cartão do Green Card, mas como enviamos o tal Form I-90 solicitando um novo cartão, meu receio é que o processo siga adiante e eles enviem um segundo cartão para mim. Até lá, não sei se o cartão atual tem validade ou não. O cara do USCIS disse que sim, mas confiar no que esse pessoal diz às vezes pode ser roubada, afinal, tudo que fizemos até agora foi justamente seguindo instruções deles e quanto mais as seguimos, mais enrolada eu fico.

Pelo sim, pelo não, decidi não sair dos EUA até toda essa confusão ser esclarecida e o USCIS parar de foder comigo. Um arrependimento que eu tenho hoje foi o de ter optado pelo Visto K3 em vez do Visto CR-1. O Visto K3 sai mais rápido, mas você tem de fazer a metade do processo aqui nos EUA e ficar sujeito às confusões do USCIS. Já Visto CR-1 demora bem mais, mas você pelo menos já chega nos EUA com o Green Card na mão e sua situação resolvida.

You Might Also Like

  • camila June 8, 2009 at 11:36 PM

    Putz!!! $400 doletas assim pra nada?? Eu choraria, com certeza. Hoje morri em $700 pra dar entrada na cidadania… E muito dinheiro!!
    Espero que tudo se acerte pra voce. Interessante como cada pessoa tem uma experiencia diferente com o USCIS. O meu processo foi super facil…
    Boa sorte! Daqui a pouco tudo se acerta!

  • Feisty Eli June 9, 2009 at 1:56 AM

    Pois é, Camila, vai entender. O USCIS é super desorganizado. Até eu iniciar meu Ajuste de Status estava indo tudo bem, fácil e rápido, até começar a palhaçada deles. Mas tudo bem, temos de ter paciência, né? Vamos cancelar o processo para o novo cartão e solicitar o reembolso do cheque (afinal, o erro foi deles). Duvido que vão devolver porque eles nunca assumem que erram, são secretários de Deus…rs… Boa sorte com seu processo de cidadania! Beijo

  • Anonymous September 27, 2009 at 10:55 PM

    Querida …
    Eu ainda não entrei nesta roubada, e para falar a verdade nem sei por onde começar!!!!
    O que seria melhor e mais rápido.. casar no Brasil ou nos EUA?
    Acredito que você que já passou por este calvário, esteja apta a ajudar esclarecer algumas dúvidas….

    Como foi todo o seu processo?
    O visto de noiva não seria melhor?
    Até esta parte do processo quanto mais ou menos você teve de despesas com taxas?? ( desculpe-me pela pergunta )
    Aguardo seu contato,
    ams__almeida@hotmail.com
    Andréa Almeida

  • cristina May 5, 2011 at 6:48 AM

    Oi Camila td bom?? Então estou começando o processo de imigração aqui no Rio. Sou casada legalmente há 6 anos e 9 anos que moramos juntos. Conheci meu marido no Brasil. Em 2009 a primeira vez que fiz o primeiro green card, para receber nos eua, mas expirou pq no final decidimos ficar no Brasil. Agora meu marido quer voltar para ai. Terei que fazer o processo tudo de novo, mas nao queremos esperar por ate 8 meses. E justamente estou querendo optar pelo visto k-3 porque sai mais rapido e o resto do processo continuo ai nos EUA. Vc acha que eh roubada eu fazer isso??
    No aguardo

    • Feisty Eli May 5, 2011 at 4:01 PM

      Acho uma boa, mas a escolha do visto é mais uma coisa pessoal do que qualquer outra coisa. O visto K3 demora entre 6 e 7 meses, o CR1 demora até 1 ano, então se para vocês a espera de alguns meses a mais não é bem-vinda, acho que o Visto K3 é uma opção válida sim. Pelo menos vocês estarão aqui, juntos, enquanto você faz o Adjusment of Status para receber seu Green Card provisório. Agora, se o plano é ele esperar com você no Brasil até o recebimento do seu visto (qualquer que seja ele), talvez vocês devessem considerar já sair daí com o Green Card nas mãos (Visto CR1), já que estariam esperando juntos. Mas se ele deseja ou precisa voltar para os EUA antes enquanto você espera aí sem ele, então eu acho o K3 melhor, porque você viria mais rápido pra ficar com ele. Como eu disse, é uma decisão pessoal que tem de ser baseada naquilo que é melhor para vocês. Para onde vocês vão mudar nos EUA? Um beijo e boa sorte! Eliane