No supermercado

Aderimos aos orgânicos

May 14, 2010
Há tempos vinha querendo mudar nossos hábitos alimentares. Nós não comemos muitas porcarias, por exemplo, fast food não faz parte da minha existência at all e não fazemos frituras aqui em casa, mas eu sabia que podíamos fazer ainda melhor e foi quando comecei a pesquisar mais sobre nutrição e alimentação saudável. A primeira decisão foi de só consumir frutas, verduras, legumes, carne de boi, frango, porco, peixe, leite, ovos, manteiga, queijo, óleo e molho de tomate orgânicos. Os preços são elevados, principalmente da carne, mas ao menos temos a garantia de estar ingerindo uma peça livre de resíduos químicos e bem mais saborosa. Mais saborosos também são as frutas e os vegetais orgânicos, que possuem um sabor muito mais acentuado.

Além dos preços elevados, outra coisa chata sobre os orgânicos é que nos mercados todos os produtos são seasonal e nem sempre dá para encontrar aquela fruta ou verdura que você está procurando. Mesmo com esses reveses acho que vale muito a pena investir numa alimentação mais saudável e seria bom se mais pessoas pudessem consumir alimentos orgânicos. Mas nem todos os alimentos precisam ser orgânicos. Aqueles que possuem casca grossa, por exemplo, não precisam ser orgânicos pois sua anatomia torna mais difícil a penetração dos agrotóxicos. A lista do The Daily Green pode te ajudar a fazer a melhor escolha tanto para a sua saúde quanto para o seu bolso.

You Might Also Like

  • Mimi May 14, 2010 at 12:37 PM

    Queria muito ter uma alimentação 100% saudável, mas tem dia que a correria de trabalho + casa + cursos não me permite… Também consumo orgânicos, ocasionalmente, pois acho que é uma maneira pelo menos amenizar o consumo de porcarias!

  • Feisty Eli May 15, 2010 at 6:09 PM

    Mimi, sabe o que eu fazia no Brasil, onde minha vida era uma loucura com viagens de trabalho etc.? Eu sempre levava na bolsa uma fruta (banana, maçã) ou papinha de bebê e barrinha de cereal para segurar até a hora do almoço ou do jantar. Se não se usa dessas alternativas a gente acaba num fast food ou comendo alguma porcaria, o que eu não me permitia. rs

  • Feisty Eli May 15, 2010 at 6:14 PM

    Mimi, sabe o que eu fazia no Brasil, onde minha vida era uma loucura com viagens de trabalho etc.? Eu sempre levava na bolsa uma fruta (banana, maçã) ou papinha de bebê e barrinha de cereal para segurar até a hora do almoço ou do jantar. Se não se usa dessas alternativas a gente acaba num fast food ou comendo alguma porcaria, o que eu não me permitia. rs

  • Larissa, Lara, Lalá, .... May 18, 2010 at 9:12 AM

    Eliane

    A minha cunhada que vive nos EUA so' compra organicos para a familia dela!!! Aqui ainda e' muito caro. Beijos

  • Feisty Eli May 18, 2010 at 10:09 AM

    Larissa: aqui também são bem caros, não dá pra todo mundo comprar. Acho que esses produtos deviam ser mais acessíveis a toda a população. Com esses preços absurdos (3 pimentões orgânicos por 12 dólares!!!) é como mandar a seguinte mensagem: os ricos têm direito a uma vida saudável e os pobres que se f… Isso me revolta.

  • Luz May 18, 2010 at 8:48 PM

    Oie!!
    Passando para dizer que o post ta legal e agradecer a lista dos ORGANICOS e INORGANICOS.
    Ontem comecei de leve com os organicos: tomate, uva, alface, morango e maca. Caro? Muito!
    Acho isso tao injusto. Fico imaginando quem nao pode comprar organicos, quem nao pode comprar inorganicos, quem nao pode comprar, nao pode, nao pode, nao pode, nao pode.
    Desculpe, acho que comecei ficar com molestia tambem.

  • Feisty Eli May 20, 2010 at 3:10 PM

    Luz: as coisas organicas nao sao muito mais saborosas? comi umas uvas deliciosas ontem e ja tracei uma couve a mineira. Delícia! Tenho a mesma preocupaçao que voce. É como se so uma minoria tivesse direito a uma alimentaçao saudavel, o que é mesmo muito injusto. É muito nao pode mesmo. Nao poder consumir organicos é so mais um na lista da maioria esmagadora da nossa sociedade.