No supermercado

Leite com gosto de leite

May 17, 2011

Eu sempre gostei de leite, mas no Brasil raramente bebia porque o leite brasileiro tem um gosto horrível! Não sou só eu que penso assim. Pesquisadores da Unicamp identificaram mais de 20 defeitos de sabor no leite brasileiro, que embora seguro, tem gosto ruim devido ao processamento, que é diferente do usado em outros países. O brasileiro não se queixa porque não tem o hábito de beber leite puro como o americano e o europeu. Na verdade, o brasileiro médio não bebe leite. Quando desmamado o bebê é logo introduzido ao suco e o leite perde espaço na alimentação da criança para outras bebidas. Aqueles que bebem leite geralmente o misturam ao café ou ao achocolatado, bebidas que ajudam a camuflar o sabor ruim do nosso leite.

Leite de caixinha. Sabor de ranço

Infelizmente, o leite mais consumido pelo brasileiro é o UHT, aquele de caixinha, justamente o que tem o pior sabor. É um sabor de ranço horrível. A vantagem é que ele demora mais para estragar na geladeira, mas se o gosto é ruim para mim não compensa. Já o nosso leite pasteurizado, geralmente vendido em sacolinhas, é aguado e estraga rápido, mas pelo menos não tem gosto de ranço como o UHT. Os americanos preferem o leite pasteurizado ao UHT porque o pasteurizado tem um sabor mais aproximado do leite fresco. No fim, ao beber o leite UHT você descobre que está bebendo um leite que não tem gosto de leite de verdade.

 

Leite de sacolinha. Aguado

Como eu adoro leite, gosto de experimentar o leite local nas minhas viagens por aí e posso dizer sem medo de estar enganada que foi na Argentina que tomei o melhor leite da minha vida. Leite com sabor de leite de verdade. Fiquei tão impressionada com a diferença entre o leite argentino e o brasileiro que fui pesquisar e descobri que por lá eles são mais rigorosos com a escolha da vaca, o controle de doenças, a alimentação do bicho e a higiene na hora da ordenha, fatores que, associados às técnicas usadas no processo de pasteurização do leite, podem garantir um leite com sabor de leite fresco (caso deles) ou com gosto alterado (caso brasileiro).

 

A vaca só come capim

O leite americano, em geral, também é muito bom. Na minha opinião, não tão bom quanto o argentino, mas é infinitamente superior ao leite brasileiro. Aqui eu bebo leite diariamente: puro, gelado e sem açúcar. Como tudo o mais, o leite orgânico é bem mais saboroso que o comum, mas esta semana descobri uma marca de leite (também orgânica) que é ainda melhor que as outras. Caralho, é o melhor leite que já tomei por aqui, bem cremoso, sabem, com aquela camada de nata por cima que a maioria odeia mas eu adoro. Ele vem na garrafa de vidro e é vendido no Whole Paycheck (oops, Whole Foods). rs

 

Cremoso e cheio de nata. Yum!

Melhor de tudo? Esse leite tem só 8 gramas de carboidratos a porção, enquanto outras marcas chegam a ter mais de 20 gramas! Gosto de prestar atenção no que coloco na minha boca e na boca da minha família, então sempre leio os rótulos de absolutamente todos os produtos que consumo. Acho importante ficar de olho nos níveis de carboidrato, sódio e açúcar dos produtos que a gente compra e só os rótulos vão te dar essa informação e contar a verdadeira história do produto. Se a quantidade de sódio, carboidrato ou açúcar é acima do recomendado, eu não compro e procuro por produtos alternativos.

 

Bebo essa caneca cheia

E vocês, bebem leite? Como é o leite aí onde você mora?

You Might Also Like

  • Bia May 17, 2011 at 9:25 PM

    Acho que desde que cheguei aqui no Canadá, se eu bebi uns 3L de leite foi muito. Para casa então, só comprei q o pão de queijo leva leite!

    E olha que eu até gosto, mas não é a minha bebida favorita.

    bjo

    • Feisty Eli May 17, 2011 at 9:55 PM

      Também não é a minha, porque a minha bebida preferida é água, mas eu gosto muito de leite. Mais do que suco. Beijo

  • Elaine (Nani) May 17, 2011 at 9:50 PM

    hahaha, Eli, agora eu que vou ser do contra!!! Interessante pois eu jah achava que o leite brasileiro eh que tem mais sabor de leite, e ateh aparencia (mais grosso, cremoso), o leite americano eh tao “artificial” , eh como se tivessem colocado “essencia com sabor de leite em agua”. Que interessante essa diferenca de pensamentos, impressoes. Eu gosto tanto do leite brasileiro quanto do leite americano apesar da diferenca. Vou ser do contra de novo: ODEIO NATA de leite! Tenho trauma de infancia, ateh hoje nao tomo cafe com leite por causa disso. Quando eu e meu irmao eramos pequenos minha mae fazia um copao de cafe com leite pra gente tomar e cheio de nata, pois ela ama nata, mas nem eu nem meu irmao gostavamos, e ela forcava a gente a tomar Entao quando crescemos e comecamos a ter nossa propria opiniao e decisoes, nos simplesmente EXCLUIMOS cafe com leite das nossas vidas, tanto eu como meu irmao. Odiamos! Aqui, quando eu tenho vontade assim (muito raramente) de tomar cafe com leite eu peco pra usarem Skim Milk (fat free), sem gordura e pele nenhuma. Senao nao desce. E se eu sentir um pedacinho de pele que seja no meu cafeh, acaba ali na hora, da ansia de vomito na hora. Nao tem jeito.

    • Feisty Eli May 17, 2011 at 10:00 PM

      Sério? Primeira pessoa que escuto falar que o leite brasileiro é gostoso. Mas até os especialistas em leite (como do link que postei no post, dá uma lida) concordam que o leite brasileiro é péssimo. Grosso? Cremoso? A única vez que bebi um leite assim no Brasil foi na roça, leite tipo A fervido. O leite americano não é tão bom quanto o argentino, mas é sem dúvida nenhuma melhor que o brasileiro. Que leite você toma aqui? Porque pode ser isso. Tem leite aqui que é cheio de mistureba, como o que eles servem no almoço para as crianças na escola. Estou falando de leite de verdade e puro. Isso de adicionar cafe’ no leite pra criança é muito doido, né? Como falei no post, brasileiros em geral não bebem leite puro, por isso ficam bebendo leite ruim e não reclamam, porque é difícil julgar se o leite vem misturado com outras coisas. Quanto a nata é questão de gosto mesmo, a maioria das pessoas detesta, você não tá sozinha nessa. Eu já adoro. 🙂 Beijo

      • Luciano August 1, 2013 at 1:17 AM

        Olha, eu tomei o Cotoches em Montevideo e… maravilhoso. No Brasil, a qualidade da mesma marca e muito inferior. Eu gosto de comparar os leites dos paises. Ja tomei uruguaio, holandes, americano, equatoriano e panamenho. O brasileiro e, sem sombra de duvidas, muito pior do que os outros. O uruguaio e o melhor. Agora, sabe o que faco para ter um sabor melhor com o leite local? Leite em po, meus caros, 26 gramas por 200 ml de agua. E a receita da lata. Fica como o uruguaio e, por incrivel que pareca, mais barato que os leites prontos.

        • Feisty Eli August 2, 2013 at 8:52 AM

          Esse nunca tomei, Luciano. O leite aqui dos EUA também é gostoso, principalmente as marcas orgânicas. Ruim igual leite brasileiro eu nunca bebi na vida. Impressionante. E eu gosto do leite em pó também. Uma boa opção no Brasil para não ter de beber aqueles leites horríveis. Boa dica.

  • Elaine (Nani) May 17, 2011 at 9:52 PM

    Eh muito raro mesmo eu tomar cafe com leite. Mas o que eu gosto mesmo eh de frapuccinos. Sao feitos com leite gelado entao nao tem perigo da nata se soltar e grudar na minha lingua…
    O bom eh que nao sou viciada em cafeina. Tomo um desses frapuccinos apenas 1 vez por mes e olhe lah, mesmo como um refreshment, uma dessert.

    • Feisty Eli May 18, 2011 at 2:22 AM

      Café eu não bebo mesmo, nem nada que leva café. Não gosto do cheiro nem do gosto. Meu marido é louco com cafe latte, mas estou fazendo ele diminuir porque não faz bem pra saúde. Beijo

  • Helen May 17, 2011 at 10:39 PM

    Concordo 100% com você! No Brasil, eu NUNCA bebo leite…acho nojento! No máximo coloco um Nescau, ou então bebo com café. Até prefiro o leite de soja no Brasil ao leite de vaca, de tão eca! Aqui nos EUA é BEM mais saboroso, e nem preciso comprar o “whole milk.” Para mim, o skim já dá conta em termos de sabor. Agora, o MELHOR leite que provei na vida foi na Suiça. Gostoso demais (e olha que não são nada chegada a leite…)
    Outra coisa que gosto bastante é que aqui tem várias opções de substitutos de leite (tipo leite de soja, de arroz, de amendoa) e todos são super saborosos. Adoro o leite de soja sabor baunilha unsweetened da Silk. E meu vício mais recente o Vanilla Almond Milk do Trader Joe’s. Bom demais!
    Beijinhos!

    • Feisty Eli May 17, 2011 at 10:57 PM

      Mesma coisa eu, Helen. Ótima observação sobre os diferente tipos de leite daqui. Esse Almond Milk é uma delícia mesmo e eu adoro o Trader Joe’s. Também acho que mesmo o skim milk americano é saboroso. No Brasil parece água. Bebo muito mais leite aqui do que bebia lá. Na europa também bebi muito leite saboroso, mas não fui na Suiça ainda para provar o de lá. Vou pôr na lista sua indicação. 🙂 Beijo

    • Cris Pinto February 17, 2013 at 4:30 PM

      Voces sabem onde encontro o Slk aqui no Brasil? Provei quando estive ai os Estados unidos e amei, mas nao acho essa marca aqui. Sou intolerante a lactose, e as alternativas com soja aqui no Brasil sao horriveis!!!
      Cris Pinto

  • Patrícia May 17, 2011 at 11:37 PM

    No Brasil lembro que por muitos anos um leiteiro entregava leite lá em casa todo dia, uma delícia, era grossinho e tinha um gosto ótimo. O tempo passou, ele envelheceu e os filhos não continuaram com a fazenda. Aí minha mãe começou a comprar leite de saquinho.
    Aqui nos EUA a gente só compra o leite Parmalat de caixinha, acho o leite americano ralo e cismei (com c ou com s) que ele tem um cheiro ruim. Já experimentei várias marcas, não adianta, vou experimentar este do Whole Foods. Beijo!

    • Feisty Eli May 18, 2011 at 2:24 AM

      Pat, eu lembro do leiteiro lá perto de casa também, mas ele sumiu e aí só restou o leite de caixinha (eca) ou de sacolinha (aguado). Eu não sabia que tinha leite Parmalat aqui não. O único problema desse leite aí que eu curti é que ele é whole, não skim, mas eu tô tomando assim mesmo porque é só um pouco por dia e eu não como outras coisas com gordura. Experimenta e depois me conta se você gostou. Beijo

  • Elaine (Nani) May 18, 2011 at 12:24 AM

    Eli, voce falando isso me fez lembrar uma vez de uma reportagem passando (quando eu morava no Brasil ainda) que o tinham sido encontrados coliformes fecais no leite da parmalat. Meu pai, que jah nao eh fa de leite, quis proibir a gente de tomar leite. Mas naquela epoca eu jah nao tomava mais cafe com leite, jah era grandinha, entao leite nao me fez falta. Aqui eu tomo bastante com cereal. Tomo os das marcas das lojas mesmo, de galao. Ah, mas o fat free, vai ver que eh por isso que parece agua com gosto de leite pois o fat free eh ralo mesmo, sou uma jumenta mesmo, hahahaha.

    • Feisty Eli May 18, 2011 at 2:28 AM

      Nani, eu lembro dessa matéria também, morri de nojo, mas eu já não bebia leite lá, então nem me afetou muito. Mas pelo que a pesquisadora da Unicamp falou o leite pasteurizado e UHT brasileiro é seguro, só o gosto que é ruim. Realmente o skim milk vai ser sempre mais aguado que o whole, mas eu não acho o daqui ralo não. O que não compro são aqueles de galão porque eles são mais aguados mesmo. Esse do Whole Foods é bem encorpado e não tem cheiro (eu não sinto), mas é cheio de nata, você não ia curtir. hehehe… Procura uma marca orgânica, geralmente eles são mais saborosos. Quem sabe você não acha uma marca que gosta mais, né? Beijo

  • Pipa/Andie May 18, 2011 at 12:58 AM

    Eu sou leite maníaca desde criança, na adolescência eu chegava a tomar 1 litro de leite por dia, minha mãe dizia que eu tinha que me casar com um leiteiro rsrsrs e SIM alguns leites brasileiros tem um péssimo sabor, mesmo bebendo o skin milk aqui eu posso dizer que é melhor que muito leite brasileiro. Algumas marcas no BR não somente tem gosto como cheiro ruim. Tinha uma marca que eu abominava e ficava p*&% qdo minha mãe comprava, o sabor e o cheiro eram horríveis.

    • Feisty Eli May 18, 2011 at 2:33 AM

      hehehe… Eu também adoro leite. E é saudável, né, se for bebido puro e sem açúcar, porque o que mata é quando as pessoas começam a acrescentar porcarias a bebida. Também concordo que o leite daqui, em geral, é infinitamente superior ao leite brasileiro. Aquele leite de caixinha revira meu estômago, não aguento nem o cheiro no copo. Eu costumava comprar leite em pó porque o de caixinha tomei nojo mesmo. Beijo

  • Bianca Pedrini May 18, 2011 at 1:36 AM

    Nossa, que interessante!!! Eu andava meio desconfiada que o leite não estava grandes coisas, mas nunca me dei ao trabalho de pesquisar tudo isso! O que acho estranhos nos EUA é a validade do leite, muito superior ao leite brasileiro. Então não têm muito sódio ou outros conservantes? beijao

    • Feisty Eli May 18, 2011 at 2:36 AM

      Bianca, depende da marca. Esse que falei tem menos carboidrato, mas é porque eu li o rótulo. Não deve ser diferente com as marcas brasileiras, é uma questão de fábrica, alguns marcas vão ser mais saudáveis do que outras, então o único jeito para a gente é aprender a ler os rótulos, checar os níveis de açúcar, sódio, fibra, gordura e carboidratos. Então não é que o leite americano em geral tem menos conservantes que o brasileiro, é que eu estou tomando essa marca aí da foto, da garrafinha, que é organica e um pouco mais saudável que as outras. Cheque na sua cidade as marcas mais saudáveis, leia os rótulos, vai ficar surpresa com a diferença entre uma marca e outra. Beijo, linda

  • Beth Schrann May 18, 2011 at 3:21 AM

    Não consigo tomar leite puro, geralmente tomo com café ou achocolatado como vc falou. Com relação a diferença, quanto ao americano, ainda hei de descobrir 😛
    Bem, tenho procurado evitar o consumo de leite, daí tenho bebido mais sucos ou água.

    • Feisty Eli May 18, 2011 at 5:01 PM

      Leite é saudável, Beth, suco tem de tomar cuidado porque tem muito açucar, mesmo o suco natural. Eu modero muito a ingestão de suco e leite só se for puro e sem nada misturado. Mas na verdade a gente pode tudo (se não tiver um problema de saúde, claro), desde que com moderação, né? Beijo

  • lucia soares May 18, 2011 at 3:54 AM

    Não tomo leite, não gosto, definitivamente!
    Embora não tenha intolerância à lactose (já fiz exames) sempre que tomava, tinha muitos gases e a barriga estufafa a olhos vistos.
    De vez em quando tomo, hoje mesmo tomei um Avelã Latte, que acho uma delícia. Mas até agora estou “empachada” rsrs
    Beijo!

    • Feisty Eli May 18, 2011 at 5:00 PM

      É, tem gente que tem gases mesmo com leite. Eu nunca tenho gases com nada, oh, felicidade. rs… Mentira, feijão me dá muitos gases, ainda bem que não sou muito fã. Come quiabo. É só eu comer quiabo que cago que nem pato. hahahaha… Beijo

  • alineosouza@gmail.com May 18, 2011 at 12:52 PM

    Eli, eu bebo infinitamente menos leite aqui do que bebia quando estava no Brasil. Nao posso falar sobre a diferenca no sabor, nunca gostei de leite gorduroso, e odeio a nata rsrs No Brasil so’ bebia leite em po, e tinha que ser o ninho rsrs Para dizer que nao bebo leite nenhum por aqui, as vezes tenho vontade de um chocolate quente, o que e’ bem raro, visto que n sou fa de chocolate. Cafe’ misturado com leite entao, esquece, sou q nem vc, nao bebo cafe nenhum ou qqr coisa q tenha cafeina. O K. tem intolerancia a lactose, entao para n dizer q nunca temos leite em casa, sempre compro um fat free bem pequenino para meus bolos e tortas, e qndo vou para o Brasil me mato de beber leite ninho rsrs. Beijos!

    • Feisty Eli May 18, 2011 at 4:59 PM

      No BR eu também só bebia leite em pó porque o de lá é ruim demais. Eu gosto de chocolate quente, mas é muito doce, então tomo só de vez em quando. Também compro a menor bottom de leite que eu encontro porque marido só bebe leite com cereais e mesmo leite eu bebo só 1 vez por dia, então se compro um vidrão o leite estraga. Leite Ninho é gostoso, né? Gosto de fazer uma pasta com ele: um montão de leite Ninho e só um pouquinho de água. hahaha

  • Luz May 18, 2011 at 5:16 PM

    Agora lascou! Leite e’ um dos poucos alimentos que nao desce na guela. E nao e’ preconceito. Ja provei, inclusive, na Argentina, onde aprendi a tomar cha com leite, mas puro… nem que a vaca tussa!
    Gostei muit do post, ta? Dicas de produtos bons, eu adoro. Como o mocinho daqui gosta de leite, ja copiei o nome da companhia que aparece na garrafinha. hihihi
    Obrigada e abracao!

    • Feisty Eli May 18, 2011 at 5:41 PM

      Eu gosto de chá com leite também, mas prefiro o chá puro. A gente bebe toda noite. Aqui em casa só eu gosto de leite, meu marido detesta. Esse leite aí da garrafinha é uma delícia, vê se ele gosta e depois me conta. Um beijo

  • Karol Nascimeto May 19, 2011 at 12:28 AM

    Ainda bem que não faço parte dessa estatística. Cresci tomando leite de vaca, comprando direto da fonte e muito gostoso. Nunca tomei esses leites de lata no Brasil. Quando precisei, fui pro leite em pó.Bj

    • Feisty Eli May 19, 2011 at 1:14 AM

      Karol, aí é gostoso mesmo, hein, leite direto da vaca (fervido, né?). O sabor é incomparável. Tá certíssima. Beijo

  • Monique May 19, 2011 at 1:37 AM

    Oi Eliane, eu vou ser do contra hoje..rsrs… odeio leite, desde criança minhas torturas diárias sempre foram o tal copo de leite, seja de caixa, direto da vaca, do saco, eca…No máximo o que consigo beber é vitamina, ou muito empurrado um todinho, desde cedo eu tomo vitaminas de cálcio pra suprir a falta dele por eu não beber leite, ai e essa nata ai heim, já tá até me arrepiando…rsrs. Sou meio fresca com alimentação, eu também tenho costume de ler rótulo e observar as quantidades de tudo, aliás por sorte minha meu noivo tem esse costume também, acho importante agente saber o que e quanto consome.
    Beijinhos

    • Feisty Eli May 19, 2011 at 5:19 PM

      Monique, tem outras fontes naturais de cálcio que são melhores que essas vitaminas artificiais, como queijo e iogurte. Você curte essas coisas? Legal que você também lê os rótulos dos produtos, isso é super importante. Tem muito “veneno” no supermercado vendido como se fosse comida. hahaha

  • Luz May 19, 2011 at 7:06 AM

    ahahahahh Eli,a cabei de acordar. Sonhei que abria minha geladeira e via a garrafa de leite que aparece neste post. Com a vaca e tudo na frente. E dai, no sonho, eu pensava: olha, eu tinha desse leite que Eliane indicou e nem sabia. Acordei do sonhei. hahahahaha E o engracado e’ que eu via a vaca igualzinha como esta na foto. E’ que quando comentei no teu post, anotei o nome e fiquei olhando bem pra garrafa pra comprar dp. Tenho boa memoria fotografica, ate no sonho. kkkkkkkk

    • Feisty Eli May 19, 2011 at 5:18 PM

      hahaha…. Luz, a vaquinha é bonitinha, né? Compra logo e dá pro hubby experimentar e depois me diz se ele gostou. É gostoso demais, vou tomar um copo agora. rs… Beijo

  • Larissa May 19, 2011 at 1:40 PM

    Eliane
    EU ODEIO LEITE!!!! Minha mae me obrigava a tomar cafe com leite todo dia ate’ os 18 anos. Eu vomitava, jogava na pia, no vaso, na planta, minha avo’ bebeia escondido para mim, jogava pela janela, etc … Eu odeio cafe’ com leite, odeio leite com chocolate, odeio sorvete de baunilha que para mim tem gosto de leite, odeio canjica por causa do gosto do leite!!!!
    Nunca provei uma mamadeira dos meus filhos, eu nao consigo, sabia que tinha alguma coisa errada com o gosto por causa da cara que eles faziam. Meus filhos gostam do leite. Dizem, eu nao sei porque nunca provei, que o leite aqui da Suica e’ um dos mais nutritivos e bem feitos, dizem que as vacas leiteiras da Suica sao espetaculares, consequentemente o leite. Realmente, aqui o leite e’ diferente, na cor, no cheiro, no gosto sinto nao poder avaliar, nem quero. Meus filhos adoram e eu ja’ notei que depois de um ano tomando o leite suico eles estao sempre bem, mais do que em Barcelona. Outra coisa, quando eu amamentava eu tomava 200 banhos por dia por causa do cheiro do leite materno e no Rio misturado com o calor eu fedia a azedo. Nao preciso dizer que nunca provei o leite materno e apesar da minha ojeriza, eu amamentei meu filhos por quase 1 ano. Que bom que vc ama leite, sera’ um bom exemplo para seu filho(a), eu nao consigo dar este exemplo. Nao deixe deixe de provar o leite suico, depois me diga que achou. Outra coisa, aqui, nos supermercados, ha’ uma lei que so’ pode vender leite suico. Beijos

    • Feisty Eli May 19, 2011 at 5:16 PM

      hahaha… Ri muito com seu comentário! Parece que você não gosta mesmo de leite! Meu marido é como você. Perguntei se ele gostava do leite suíço (ele passou parte da infância/adolescência aí na Suíça, mas ele disse que nunca experimentou porque odeia leite como você. rs… O dia que eu for aí com certeza vou experimentar e depois te conto se gostei. Beijo

  • rose May 21, 2011 at 12:38 PM

    Eli,
    que post interessante, adorei.
    no Br quase nao tomava leite, achava que nao gostava por nao ter o costume de tomar, agora vejo que nao gostava por ser ruim meeesmo, nao era impressao, rs

    por causa disso,aqui so peguei o costume de tomar leite depois que as criancas cresceram um pouco, acho gostoso. mas dai marido(ex), que tomava suco e refri pra “matar”a sede comecou a botar essa mania nas criancas, dai tive que tomar serias providencias.
    Agora bebemos beeeem mais leite, agua e cha verde aqui em casa. Suco so de vez em quando, quando o pai traz pra elas.

    e o ex acabou ficando com pedra nos rins esses tempos atras! olha que falei pras meninas a mesma coisa que voce postou sobre a agua! rsrs

    bjaO

  • jana May 21, 2011 at 8:09 PM

    tb achei interessante este post! Alias mais interessante ainda pensar que voce eh viciada em leite e na nata rs.. Assim como a Nani.. nao rola a Nata pra mim, tenho vontade de botar as tripas para fora, leite muito espesso pra mim e demais.
    Agora eu gosto do leite uht de garrafa da parmalat na cor azul semi desnatado e com calcio.. o saber e gostoso.

    Aina toma o leite dela ate hoje Eli, mas o engracado e que ela tambem toma e muito leite de soja e leite de amendoa (nao o de sabor natural do Whole foods, mas o de chocolate), ja tomamos rice milk mas ele parece agua e ate ja sei que voce vai dizer que isso nem de longe e leite de verdade rs…
    A questao e que marido e igual o teu, e nao gostava de leite, ate 2010 qdo ele entrou pra academia pra me seguir e comecou a inserir o leite no cereal dele que no comeco achou que poderia comer ser leite rs (ta, um sucrilhinhos de snack puro ate vai, mas no cafe da manha um cereal matinal com mil graos na garganta? aff) ai entao foi engracado ver essa transicao dele, do pao e salame, e cafe – para o cereal com leite. Mas olha, e so no cereal, porque nao toma no copo. E disse que a ultima vez que se lembra de ter colocado leite na boca foi aos 5 anos.
    Marido tb fala muito bem dos sabores da Argentina – assim como voce disse da escolha da vaca, ele diz sobre a picanha, que e ate melhor que a brasileira ao paladar dele. Assim como o Gelatto esta para os italianos (a proposito voce provou?) para ele e a tal picanha da argentina.

    Eu vou comprar esse seu leite para provar com nescau ops achocolatado daqui rs.. faz tempo que nao tomo leite desta forma, so o soy milk. Voce por acaso ja foi ate Wisconsin? Existem muitas fabricas de leite e queijo e o pessoal faz muita propaganda do leite de la. eu tb substituo calcio por outros alimentos e nao por pilulas – sei la me sinto robot desde que cheguei aqui e esses medicos que enfiam um monte de pilula para suprir coisas que eu ainda tento buscar nos alimentos (nao no caso do ferro da gravidez pq ai e totalmente diferente).

    ps: ainda estou pensando na Nata do seu leite ahaaha naoooooooooooooo!
    Beijos e boa semana

  • Lorna May 22, 2011 at 9:47 PM

    Vou experimentar esse leite. Eu gosto bastante de leite puro e gelado com biscoito ou pão. No Brasil eu nunca tomei esses de caixinha, a gente conseguia leite fresco direto da fazenda (ao redor de Salvador tinha umas fazendinhas). Eu sempre tomei leite puro, adoro! Já experimentei os de caixinha e só com muito nescau para descer 🙂

  • Honey May 23, 2011 at 11:40 AM

    Como voce, no Brasil nunca gostei de leite puro!!!
    Sempre misturava com cafe. Mas agora que voce falou os motivos, eu nem me espanto mais.Brasileiro nao sabe cuidar de bicho cara,da ate do. Claro que acho que europeu exagera, tem uns que tratam os animais melhores que seres humanos, mas se o bicho nao for criado bem, claro que nem a carne dele,leite vai ser deliciosa.

  • Monique May 25, 2011 at 2:01 AM

    Menina eu sou super chata mesmo, odeio queijo só como o ralado em cima do macarrão…rsrs. e Iogurte só gosto daquele durinho, acho que o nome é chambinho ou algo assim, não tem jeito, não gosto da maioria dos derivados de leite, ai pra mim restou os complementos, e agora to forçando tomar vitamina de fruta com muita aveia…porque se não disfarçar o gosto do leite, é dificil fazer descer. To chegando a conclusão que sou muito chata com comida…rsrs.
    Beijinhos

    • Feisty Eli May 25, 2011 at 4:49 PM

      Eu sou uma picky eater também, mas sou para porcarias: doces, fast food, bebidas. Eu como praticamente tudo que é saudável, menos peixe e frutos do mar. Eca! Beijo

  • Mollie Kisling May 31, 2011 at 1:56 AM

    Pessoal, to comecando na criacao de porcos. Alguem se este site tem informacoes legais? Valeu!

  • lian September 16, 2011 at 8:27 PM

    Eu amooooooooooooooooooooooo LEITE

  • Helena February 7, 2012 at 12:58 PM

    Finalmente encontro a explicação para o que sentia. Vivo no Brasil há sete meses e acho o sabor do leite terrível. E o pior é que já experimentei muitas marcas e não consigo encontrar um sabor aceitável. Este fenomeno reflecte-se na manteiga e nas natas, muito mau mesmo. A manteiga já resovi, encontrei uma argentina com sabor normal. As natas ainda ando em busca assim como o leite.

    • Feisty Eli February 8, 2012 at 3:26 AM

      Oi, Helena! Entendo bem como você se sente em relação ao leite brasileiro. Toda vez que volto ao Brasil só consigo beber leite se for misturado com achocolatado. Puro não desce. Não sei quanto às manteigas porque sempre preferi margarina, mas imagino que afete mesmo. O leite argentino é bom demais! Abraco

  • Andre Macedo March 6, 2012 at 4:17 PM

    Olá pessoal, sou mais um viciado em leite…rsrs
    Descobri uma marca de leite no Brasilque tem gosto de leite, e fiquei tão impressionado com minha descoberta que resolvi compartilhar com voces, a marca é a COLASO, tando o desnatado qto o integral são muito bons sem gosto de conservantes, o problema é que é dificil achar em São Paulo, mas liguei la pra eles e eles disseramque vao entrar em ctto com o supermercado proximo da minha casa para que eu possa comprar por aqui, espero que tenha contribuido .

    obrigado

    • Feisty Eli March 13, 2012 at 2:10 AM

      Oi, Andre. Bom saber dessa marca brasileira. Vou procurar quando for ao Brasil este ano. Obrigada por compartilhar isso com a gente. E que voce também adora leite. 🙂

  • Daniel Ramos March 29, 2012 at 5:35 PM

    aqui no BR tem dele? aonde?

  • Daniel Ramos March 30, 2012 at 1:28 PM

    Tem um leite aqui que é ótimo, é o mais proximo do natural que eu ja comprei, é da marca LEITISSIMO, é engarrafado, é UHT…mas é excelente, pode ser uma alternativa ao WHOLE MILK, ja que esse aqui no Brasil não deve ter.

    • Paulo Souza September 22, 2014 at 8:55 PM

      Realmente o Leitíssimo é muito bom!!

      • Feisty Eli September 22, 2014 at 10:59 PM

        Vou experimentar próxima vez que formos ao Brasil.

  • Lia Pose June 13, 2012 at 10:15 PM

    Sim, existe uma luz no fim do tunel! rsrsrs
    LEITISSIMO! Esse leite e maravilhoso, pois as vacas sao criadas soltas sem antibioticos e so comem capim! nunca bebi um leite tao bom aqui no Brasil, ja que sou uma MILK ADDICDED!

    • Feisty Eli June 14, 2012 at 12:36 AM

      Obrigada pela dica, Lia. Estou indo de férias para o Brasil agora e vou procurar essa marca lá. Não fico sem leite também. Thanks!

  • Gustavo September 10, 2012 at 11:28 PM

    Nossa, como nosso paladar é treinável heim… Eu sempre fui um bezerro, há uns tempos eu tomava 1,5 litros de leite puro por dia, gelado ou temperatura ambiente. Depois de ler todos os post e o artigo da pesquisadora, fui na cosinha tomar um copo de leite e a medida que eu ia tomando e pensando nos “elogios” que o leite brasileiro ganhou por aqui, foi dando uma leve repugna em relação ao sabor…

    • Feisty Eli September 11, 2012 at 2:06 PM

      Oi, Gustavo, o leite brasileiro e ruim demais, to falando do gosto, mas mesmo assim sempre bebi muito leite ai, so que daqueles de sacolinha porque os de caixinha tem gosto de tudo, menos de leite. Abraco

  • Walter Bueno Sferra May 17, 2013 at 6:34 AM

    Gente, pelo amor de Deus, falar que o leite argentino é bom, que nada é horrível, moro na fronteira aqui em Foz do Iguaçu, só tem um marca que é mais ou menos e é em pó o Ilolay, prq os outros tem gosto de q’boa…

  • Lídia Hott May 6, 2014 at 2:43 PM

    Oi Gente, Bom concordo com vocês que no Brasil o leite é horrivel,sendo da roça,de saquinho ou caixinha. Gosto forte demais,eca..eca! Não desce!
    Aí eu bebia o de soja,assim não é o melhor do mundo mais era o que dava pra tomar de vez em quando.
    Aí fui pra Europa e um pais especialmente que eu amo a Inglaterra,me mostrou o costume de tomar o leite puro,sem anda.
    Eu nos primeiros dias me neguei ate a experimentar ,mais ai um dia por pressão,da minha familia de intercambio de la,eu tomei e me APAIXONEI com o leite.
    Tipo não sei nem descrever o sabor,de tão bom, passei um mês lá tomando leite todos os dias,puro,com sucrilhos maravilhosos que eles também tem e que no BR não é la grandes coisas comparando. Só fiquei triste por não ter anotado o nome da marca ou tirado foto,aí não me lembro mais qual era o leite em especial. Mais experimentem o leite quando forem a alguma cidade da Inglaterra,vão amar!! PS: desde então não tomei mais leite,espero que um dia passa a se vender alguma marca aqui no BR. Beijos!!!!

  • Simone November 12, 2014 at 5:30 AM

    Concordo que o leite de caixinha brasileiro não é dos melhores. Mas, faz tempo que deixei de tomar leite em caixinha e substitui pelo leite pasteurizado Tipo A das marcas Fazenda e Xando, é muito bom, quem tomou sabe que estou falando. Nasci no estado do MS e lá o sistema era da roça, cansei de ver meus avós ordenhando a vaquinha de manhã. Adorei essas marcas. Agora alguém poderia me dizer um leite bom que posso encontrar nos walmart e target da vida, que não seja aguado. Obrigado!