Imigração

Burrocracia italiana

December 13, 2011

Tempos atrás contei para vocês a dificuldade que o meu marido estava tendo para renovar o passaporte italiano dele. Foram muitas as tentativas de contato tanto com o consulado italiano em Detroit quanto com o consulado italiano no Rio de Janeiro, que é para onde o processo dele foi enviado só porque nós nos casamos no Brasil.

Para que o passaporte dele seja renovado é preciso incluir a mudança no estado civil dele, mas como nós nos casamos no Brasil, cabe ao consulado italiano no Rio de Janeiro cuidar desse processo e depois enviar para o consulado aqui em Detroit a validação de nossa certidão de casamento, o que finalmente permitiria a renovação do passaporte do meu marido.

Após entrar em contato com o consulado italiano no Rio de Janeiro meu marido descobriu que eles enviaram o tal documento para o consulado em Detroit há exatamente um ano. Isso significa que durante esses 12 meses de um frustrante back and forth com o consulado italiano em Detroit, os assholes tinham em mãos, o tempo todo, o documento necessário para providenciar a renovação do passaporte do meu marido e que foi solicitado por eles mesmos!

O tal documento provavelmente ficou todos esses meses sentado sobre uma pilha de papéis que os preguiçosos não tiveram interesse em olhar, enquanto nos diziam repetidamente que era para resolvermos com o consulado no Rio de Janeiro. Vale lembrar que o consulado no Rio foi super ágil na resposta. É o daqui de Detroit que está fazendo corpo mole e tentando nos enrolar. Felizmente documentamos tudo por e-mail e eles agora não têm mais a desculpa de que ainda estão esperando uma resposta do Rio.

E só descobrimos em que pé andam as coisas agora porque meu marido está tirando o passaporte do Oliver e isso forçosamente fez com que eles dessem uma resposta (ainda que escorregadia) sobre o processo dele. Dá muita raiva. Eu sabia que eles eram burocráticos, enrolados e preguiçosos, mas receber um documento de que precisávamos 1 ano atrás e continuar nos exigindo esse mesmo documento durante todo esse período é algo absolutamente surreal!

You Might Also Like

  • Camila December 14, 2011 at 12:43 AM

    Ja ouvi mesmo historias de pessoas que levaram anos pra conseguir a cidadania italiana… Que inferno!

    • Feisty Eli December 14, 2011 at 2:52 AM

      Ele já é cidadão e aparentemente o processo de cidadania do Oliver é pra ser simples e rápido, o problema é que esbarra na demora da renovação do passaporte do meu marido, que está a espera há mais de um ano. Se pra uma simples renovação demora tanto, imagina pra quem tá tentando a cidadania? É como você disse, um inferno!

  • Lúcia Soares December 14, 2011 at 1:02 AM

    É sempre uma complicação mexer com órgãos públicos.
    Não tem nada a ver com seu caso, mas também pasei meses tentando resolver a aposentadoria de um tio meu, que mora há mais de 40 anos na Itália, mas como trabalhou anos no Brasil, teve direito a se aposentar aqui também. E o tanto de documento que o INSS pedia, e a Itália mandava, e eles pediam outros, e da Itália diziam que os enviados eram suficientes, num jogo de empurra irritante e desnecessário. Depois de mais de 1 ano com incontáveis telefonemas meus para Brasília, e meu tio às turras com o “INSS” lá deles, também só empurrando, entrou uma prima, funcionária do próprio INSS e aí se meteu e a papelada apareceu rapidinho, com cada um empurrando pro outro…Enfim, acabou tudo bem, mas não sem desgaste emocional e muita grana em interurbanos…rsrs
    Espero que seu marido consiga logo o que lhe é de direito. E imagino a fotinho de Oiliver…rsrsr (ou, por ser bebê, não precisa?)
    Beijo!

    • Lúcia Soares December 14, 2011 at 1:03 AM

      Desculpa, saiu “Oiliver”, onde deveria ser Oliver, claro! rsrs

    • Feisty Eli December 14, 2011 at 2:51 AM

      Que horror, Lúcia! A situação do seu tio foi pior ainda que a do meu marido porque juntou uma burocracia mais burocrática que a outra. Felizmente sua prima conseguiu agilizar o processo e seu tio conseguiu o que lhe era de direito. É, ele teve de tirar foto tanto pro passaporte italiano quanto americano. Ficou comportado, o problema é que ele queria rir mas nao pode sair rindo na foto. Tadinho. rs.. Beijo

  • Andie December 14, 2011 at 1:40 AM

    A burocracia é algo irritante mas, a preguiça é imperdoável! É o famoso me da paciência, porque se me der força eu espanco.
    É uma perda de tempo e de recursos por algo que poderia ser resolvido em 60 dias.
    O bom é que eles mesmo se desmascararam.
    Beijos

    • Feisty Eli December 14, 2011 at 2:48 AM

      Exatamente. Quero ver o que eles vão responder agora que sabem que nós os desmascaramos. Não vão ter mais desculpas para não renovar o passaporte dele. Beijo

  • Elaine (Nani) December 14, 2011 at 7:13 AM

    Ai que raiva Eli. Eu tb ficaria revoltada. Olha, eu ja ouvi falar muito mal dos processos italianos, nao apenas de passaporte mas de tudo, ateh mesmo do correio. Boa sorte pra voces. Espero que dessa vez saia!

    • Feisty Eli December 14, 2011 at 11:14 PM

      Um amigo meu fala brincando que a Itália é o terceiro mundo da europa. Não tá muito longe disso não. Mas eu gosto de lá assim mesmo. rs. Beijo

  • Barbarella December 15, 2011 at 4:10 PM

    Burocracia é tudo igual seja lá em que parte do planeta! Dá raiva do mesmo jeito! Mas tomara que agora o negócio ande!!

    Mas a Itália é bagunçada mesmo! rs.. Demos uma volta pela Europa há uns anos e ao pisar na Itália, me senti no Brasil. Neguinho furando fila, gritando, tudo meio bagunçado…! rs!

    Bjsss

    • Feisty Eli December 15, 2011 at 10:38 PM

      Tive a mesma impressão quando fui na Itália. Eu me senti em casa.rs…Beijo