Feriados Papo sério

Presentear é bom

December 21, 2012

Todo Natal é a mesma coisa. Gente reclamando que o Natal virou uma data comercial, que ensinar as crianças a acreditarem no Bom Velhinho é receita certa para torná-las materialistas e que o verdadeiro sentido do Natal está perdido. Como se o Natal devesse representar a mesma coisa para todo mundo. Discurso chato.

Não que parte dele não seja verdade. Porque eu acho que é. Mas porque se formos ver por esse lado então não celebraremos mais nada, não compraremos mais nada para ninguém em data nenhuma porque absolutamente tudo é “comercial”.

O brinquedo para o seu filho no Dia das Crianças, as flores para sua mãe no Dia das Mães, o jantar no restaurante favorito no seu aniversário de casamento, a festa na formatura do seu filho, a fantasia do Halloween, tudo é oportunidade: de uns presentearem e de outros lucrarem com isso.

IMG_1737

Por que então comprar presentes no Natal ou em qualquer outra data não pode ser sobre o prazer que sentimos em presentear quem amamos ou sobre a felicidade do presenteado? Por que o lucro do comércio ou o medo de criar filhos mimados e materialistas tem de ganhar mais atenção do que a maneira como nos sentimos nessas ocasiões?

O que eu quero dizer é que o sentido de cada data quem dá é você. Presentear quem a gente ama no Natal ou em outra data qualquer não tem, na minha opinião, o poder de tornar ninguém mais ou menos materialista. O que pode nos tornar materialistas é a maneira como guiamos nossas vidas, as escolhas que fazemos no dia a dia e a forma como criamos nossos filhos. São nossos valores. Ou a ausência deles.

Então deixem as pessoas celebrarem suas datas em paz, sem essa pressão de que não se deve comemorar uma data só porque ela virou comercial demais.

You Might Also Like

  • Sandra December 22, 2012 at 8:14 AM

    Perfeito Eli!!!! Penso exatamente assim, além do mais se a gente não consumir a economia não gira e isso sim não é bom pra ninguém! Também acho bem chato gente que fica fazendo discurso de que Natal é mercantilista e etc… eu enfeito a minha casa, compro presentes, porque EU me sinto bem. Não importa o quanto você gaste em um presente, mas sim o quanto ele representa pra você e pra quem for presenteado.
    Eli, foi muito bom interagir com você neste universo bloguistico, adoro o seu blog e desejo um Natal repleto de paz e amor pra você e para o seus grandes homens :-). Beijão

  • georgia aegerter December 22, 2012 at 11:15 AM

    Eliane, eu tb acho isso uma babozeira sem fim.
    Eu compro os presentes de Natal, compro outros se me der na telha.

    Acho que o fato de sairmos às compras nao tira o sentido de Natal que deve te acompanhar o ANO INTEIRO. porque as pessoas pensam que devem ser boazinhas nesta época? Nao seria amesma coisa? A pessoa nao estaria comercializando tb os seus sentimentos em ser boazinha ou mais boazinha por esta época?

    Eu procuro viver o sentido do Natal na minha vida o ano inteiro.
    Minha primeira frase do dia é: Que eu possa ser útil na vida de alguém hoje. Ou que alguém possa vir em meu socorro se eu precisar de ajuda.

    Eu penso que as pessoas sao muito estranhas. Reclamam da comercializacao mas estao dentro da bota. Reclamam que o Natal nao é mais o mesmo, mas tb nada fazem o ano inteiro para mudar alguma coisa. Hipocrisia total.

    Eu presenteio e muito, e sempre com um cartaozinho escrevendo o quanto ela é importante para Deus.

    Beijos querida e um Natal super feliz prá vocês.

    Vou enviar algo para o Dominic, mas deixa essas festas passarem.

  • Monique December 23, 2012 at 7:46 PM

    Voce tem toda razao, nao e o ato de presentear alguem, principalmente os filhos em uma determinada data que vai fazer deles pessoas materialistas, mas sim a educacao e orientacao que os pais dao aos filhos todos os outros dias do ano. Acho super chato esse pessoal que fica pertubando os outros com seus conceitos sobre a vida, se gosta comemora, nao quer comemorar nao comemora, mas deixa os outros em paz. Aproveitando o comentario, Feliz Natal ai pra voce e sua familia.
    Beijinhos

  • rose January 6, 2013 at 2:15 AM

    Eu adoro a epoca de natal, com suas luzes coloridas e musicas natalinas, alegria nos rostos de criancas e adultos. Parece que fica pairando amor no ar. Acho incrivel esses hipocritas que fazem esses discursos de materialismo, falta do real sentido do Natal, tal, mas tao la, comprando presentes, se empanturrando de guloseimas e fazem eles uma oracao antes? fazem eles oracoes diarias? Provavelmente nao, nao fazem nada pra mudar essa data materialista, comercial, ficam so fazendo discurso e esperando que um dia todo o planeta acorde assim, bleee.

    Espero que tenha tido uma otima celebracao com seus 3 meninos! bjOs