Dominic Family Health Oliver

Loção sem enxágüe para limpar o bebê

May 6, 2014

Até algum tempo atrás nós usávamos os tradicionais lenços umedecidos para limpar a bunda dos meninos. Só que eles cagam demais, 4 vezes por dia, cada um, e com o tempo percebemos que eles começaram a ter muitas assaduras por causa disso, mesmo a gente usando os lenços da versão Sensitive da Pampers e dando banho e lavando a bunda deles duas vezes por dia – no mínimo.

A primeira mudança que fizemos foi trocar os lenços umedecidos pelos lenços secos descartáveis da Medline. Extremamente macios e apropriados para peles sensíveis, eles resolveram o problema das assaduras constantes dos meninos. Para umedecer os lenços usávamos uma loção sem énxague da Mustela, uma das minhas marcas preferidas de produtos para bebês. Era só borrifar o lencinho com essa loção e limpar o traseiro deles. Bem prático.

O problema é que, como falei lá em cima, meus filhos cagam demais, e por isso estávamos usando 6 garrafinhas dessa loção por mês. Cada garrafinha custa $14.50 e a Amazon nem dá a opção de subscrever para receber desconto nesse produto! Façam as contas. Gastávamos por mês em torno de 90 dólares SÓ nessa loção da Mustela. Fora os lencinhos. Tivemos esse gasto por mais de um ano porque eu não me preocupava em calcular nada que fosse para os meninos. Comprava o que precisava para eles sem fazer conta.

Até que um dia resolvi prestar mais atenção nisso e decidi colocar na ponta do lápis cada gasto que temos com eles em produtos de higiene e saúde pessoal. Vocês deviam ter visto a minha reação de choque quando vi o valor que gastamos por mês nessas coisas. Uma fortuna. E a maioria em coisas absolutamente supérfluas mas que achávamos que eles precisavam. Deu até raiva.

Comecei então a cortar um monte de coisas que considerei desnecessárias, seja porque eles estão crescendo e não precisam mais, seja porque é possível encontrar alternativas mais em conta. Eu só não comprometo qualidade e segurança. Tento usar neles apenas produtos de qualidade boa e, de preferência, o mais naturais possível. Eu gasto um tempo considerável da minha semana pesquisando esse tipo de coisa. Better safe than sorry, right?

IMG_2163

Foi então que uma colega me sugeriu fazer a loção sem enxágüe em casa, eu mesma. Pesquisando no Google descobri um produto que além de natural é fácil de preparar. Trata-se do Knickernappies Baby Bum Drops. São umas pastilhas a base de óleos naturais como tea tree, mandarin e lavanda que você dissolve na água fervendo, coloca em uma garrafinha e, voilá, está pronta sua loção sem énxague para bebês.

Usamos estas garrafinhas aqui para armazenar a loção. Desde que começamos a usar desse novo produto os meninos não tiveram mais assaduras. O cheirinho dela é maravilhoso, mas bem suave, não te nocauteia, entende como é? E o melhor de tudo, é super fácil de preparar e totalmente natural. O preço também é imbatível. Uma caixinha com 50 pastilhas custa $20.75 (paguei bem menos que isso, só $13.75, e ainda não precisei comprar mais) e dura mais de 7 meses aqui em casa. Olha a diferença! Em 7 meses usando a loção da Mustela a gente gastou mais de $600! Tenho vontade de me chicotear só de pensar nisso.

Mas são coisas da vida de mãe, né? A gente vai descobrindo alternativas e soluções nos cuidados dos nossos filhos ao longo do caminho. E depois de alguns tropeços. Vocês sabem como é. 🙂

You Might Also Like

  • Eloise Menhard May 7, 2014 at 6:18 AM

    Eu sei que várias coisas que se usam aqui na Alemanha tem outro nome ou outro preco aí nos EUA, uma das melhores coisas para a pele dos bebês é a pomada Bepanthol, ela protege mesmo e hidrata de verdade, até porque à medida que eles crescem a urina fica cada vez mais ácida, assim como as fezes (dependendo da alimentacao pode ficar ainda mais ácida). Um produto ótimo para criancas é usar o amido de milho (maizena) na bunda, ao invés do talco, caso queira um cheirinho gostoso, basta acrescentar uma fava de baunilha aberta ou umas gotinhas de óleo de lavanda, ou o seu favorito. O melhor de tudo é que além de mais barato nao resseca a pele deles como o talco (talco nada mais é que pó de giz). Uma linha maravilhosa de sabonetes para criancas e peles sensíveis é o da Hipp, nao sei se é fácil de encontrar por aí, sao sem perfume, duram horrores e nao tem aquela lista enorme que causa alergias. Outra coisa muito boa é o óleo de coco extra-virgem para usar nas dobrinhas no inverno, principalmente no rostinho deles, porque nao obstruí os poros, é natural e nao deixa dar o aspecto craquelado na pele, a melhor parte é que custa pouco. Até hoje nao lhe dei sugestoes, pois você nunca tinha tocado no assunto, e nao costumo me meter onde nao sou chamada. Beijos

    • Feisty Eli May 7, 2014 at 7:35 AM

      Ja usei maizena nas assaduras deles por recomendaçao da minha mae, Eloise. Esse sabonete da Hipp é em barra ou liquido? Nao conheço a marca e acho que nao vende aqui, mas vou procurar. Estamos mesmo pra trocar eles do sabonete liquido pro sabonete de barra, preciso de dicas de marcas boas. Eu gosto de trocar dicas e sugestoes. Quando escrevo esses posts é porque estou aberta a isso, entao gosto quando voces me dao sugestoes e contam as experiencias de voces. Obrigada.

      • Eloise Menhard May 7, 2014 at 8:15 AM

        O Hipp é líquido e pode ser usado como shampoo também, outro que é muito bom é o penaten (ambos tem no Amazon), o gel de banho da Penaten (Good night/gute Nacht) é muito bom para o banho antes da soneca, o cheiro é muito suave. O Penaten tem o sabonete em barra. que é muito suave. Agora se você quiser algo extremamente suave compre um glicerinado (tem no whole foods), os sem prefume sao os melhores para as criancas.

        • Feisty Eli May 7, 2014 at 8:26 AM

          Eu uso um sabonete líquido, que também é shampoo, da Mustela e gosto muito, mas pro Oliver vou mudar pra sabonete em barra. Vou dar uma olhada no Whole Foods por esse glicerinado porque a pele dele é super seca e eu tomo cuidado com o tipo de sabonete que uso nele por causa desse ressecamento. Obrigada pelas dicas, querida. 🙂

  • Line May 8, 2014 at 4:41 AM

    Super dicas, meu menino tem a pele muito seca e tenho usado o óleo e o hidratante da marca zwitsal, mas sem muito sucesso.

  • Bah May 10, 2014 at 1:07 PM

    Nossa, isso seria ótimo! Muito prático. Minha irmã ia adorar pra usar no meu sobrinho. Mas até chegar aqui no Brasil, auhauahau

    vou sonhando :/

    Kisu!