Livros Passeios e lazer

Ratinhos de biblioteca

April 26, 2015

Meu marido e eu gostamos muito de ler. Não sei quantos de vocês sabem, mas eu sou bibliotecária. Bibliotecária de sistemas, para ser mais específica. Eu gosto de ler desde que me entendo por gente. Quando criança, gostava mais de ler do que de brincar. Isso nunca mudou. E a leitura é parte do cotidiano de todos aqui em casa.

IMG_2528

Bedtime

Nós não temos o costume de comprar brinquedos para os meninos fora de datas específicas. Livros, por outro lado, compramos sempre, o ano todo. Eles têm livros no quarto de dormir, na sala e no quarto de brinquedos. Lemos para eles pelo menos duas vezes por dia, antes da soneca e à noite, mas é comum eles pedirem para lermos para eles a qualquer hora do dia.

IMG_8010

Sessão infantil da biblioteca que frequentamos

Como mãe, bibliotecária e leitora ávida, fico super orgulhosa deles, principalmente por se tratar de algo natural, não imposto. Simplesmente compramos os livros, tornamos esses livros visíveis pela casa e acessíveis a eles, lemos na frente deles e, voilá, você tem duas crianças que amam livros.

IMG_8023

Mesa com quebra-cabeças

Visitas à biblioteca local se tornaram, então, o caminho natural para nós. Vamos lá todo sábado de manhã. Dominic ainda não entende nada, mas o Oliver fica super empolgado quando avisamos que é dia de ir à biblioteca. Eles já sabem onde fica a sessão de livros infantis e para lá correm assim que entramos no prédio.

IMG_7979

Além de livros, revistas e dvd’s, a biblioteca que frequentamos conta com um espaço lúdico com teatro de fantoches, bichos de pelúcia, brinquedos educativos e poltronas onde os pais podem se sentar com os filhos para ler e/ou brincar.

IMG_8019_2

Olha que delícia de ideia essa de transformar a biblioteca em um espaço interessante para os pequenos leitores! Quem disse que biblioteca precisa ser chata e monótona? 😉

IMG_8008_2

Brinquedos educativos

Podemos pegar emprestados mais de 20 livros por vez (!!!) por um período de duas semanas. Saímos de lá sempre com as mãos cheias de livros que o Oliver faz questão de entregar, ele mesmo, à bibliotecária para ela fazer o empréstimo. Dominic sempre chora na hora de ir embora porque ele acha que a funcionária vai tomar o livro dele e não vai devolver. rs

IMG_7998

A Hora do Conto acontece semanalmente nessa biblioteca, mas num horário impossível para o Oliver, porque ele está na escolinha, e o Dominic, talvez por causa da idade, não curte muito porque ele ainda não consegue ficar sentado e quieto ouvindo alguém contar uma historinha por uma hora. Mas ele chega lá.

IMG_8026_2

Teatro de fantoches

Outra vantagem é que a biblioteca também abre nos finais de semana. Sempre vemos famílias inteiras por lá, algo inviável, pelo menos para nossa família, se a biblioteca abrisse apenas nos dias úteis. Lucky us.

You Might Also Like

  • mieline April 26, 2015 at 6:32 PM

    Ó, força na peruca, Eliane! Não deixa o blog não! beijinhosssss

  • Nick April 27, 2015 at 8:14 PM

    Acho tao gratificante os pais incentivarem seus filhos ao habito da leitura, que e tao necessário, para tudo nesse mundo e necessário ler, ainda mais quando isso torna um hobby…

  • Mari May 3, 2015 at 4:43 PM

    Que bom eles gostarem de ler. Espero que continuem assim. Minha sobrinha gostava de ler mas ganhou um iphone aos 9 anos e agora não quer saber de mais nada grudada no celular. Vocês estão de parabéns por proporcionarem aos pequenos a possibilidade de conhecer e gostar do ato da leitura antes que eles sejam “seduzidos” pelas diversas mídias.

  • Aline May 19, 2015 at 5:26 PM

    Que legal! Eu também sempre deixo livros de pano e outros materiais mais resistentes disponíveis para minha Stella (12 meses), ela adora!!